Trata-se de Unidade de Conservação administrada pelo Instituto Florestal do Estado de São Paulo (IFESP), cujos objetivos são a preservação da natureza e a realização de pesquisas científicas.
Possui 635,20 hectares localizados integralmente no município de Paranapanema, Estado de São Paulo. Originalmente essa área fazia parte da Floresta Estadual de Paranapanema, a qual contava com 2.184,00 hectares. Houve o desmembramento de 635,20 hectares para constituição da Estação Ecológica de Paranapanema (unidade de proteção integral), de modo que as duas unidades de conservação são contíguas.
Segundo o estudo “CARACTERIZAÇÃO FLORÍSTICA DA FLORESTA ESTADUAL E DA ESTAÇÃO ECOLÓGICA DE PARANAPANEMA” as duas unidades situam-se “na Depressão Periférica sobre relevo de colinas amplas. O clima regional é Cfa, quente de inverno seco com temperatura média mensal máxima de 22 ºC e média mensal mínima de 18 ºC (Ventura et al. 1965). Entre os tipos de solo, predomina o Latossolo Vermelho Escuro-Orto (Aoki et al. 2001). A área de estudo está localizada na porção central da bacia hidrográfica do Alto Paranapanema e possui 2.183 ha, dos quais 900 ha estão cobertos por Floresta Estacional Semidecidual. A vegetação natural encontra-se segmentada em fragmentos de formato irregular, separados por talhões de Pinus elliottii Engelm. A Floresta Estacional Semidecidual da área pode ser subdividida em Aluvial e Montana.” Trata-se, segundo informe da Prefeitura da Estância Turística de Paranapanema, de “um dos últimos remanescentes da Floresta Latifoliada Semi-Decídua do Sudoeste Paulista, abrigando muitos animais e plantas com risco de extinção, tais como: Veado-Catingueiro, Tamanduá Bandeira, Paca, Jacu, Jaguatirica e Araponga, entre muitos outros”.
Se quiser saber mais sobre esta Unidade de Conservação, leia os textos indicados no campo “Referências” (links abaixo).
Para ver um vídeo sobre a Estância Turística de Paranapanema, clique em
A Estação Ecológica de Paranapanema foi criada pelo Decreto n 37.538, de 27/09/93. Já a “A Floresta de Paranapanema, da qual a Estação Ecológica foi desmembrada, tem origem no Decreto nº 40.992, de 06/11/62 que desapropriou imóvel pertencente à Fazenda Vitória no distrito e município de Paranapanema, Comarca de Avaré, com 2.182,84 ha, necessária à expansão dos trabalhos de pesquisa e reflorestamento do extinto Serviço Florestal da Secretaria da Agricultura, atual Instituto Florestal, da Secretaria do Meio Ambiente.”
Consta do site do Instituto Florestal que há um centro de visitantes e trilhas, mas que o acesso é restrito a alunos de escolas e faculdades mediante agendamento.
Localização: Rodovia Raposo Tavares Km. 241 + 500 metros, município de Paranapanema-SP. Dista aproximadamente 240 km da capital e 25 km da sede municipal.
“Caracterização florística da Floresta Estadual e da Estação Ecológica de Paranapanema”, de Roque Cielo-Filho; João Batista Baitello; João Aurélio Pastore; Osny Tadeu de Aguiar; Silvana Cristina Pereira Muniz de Souza; Maria Teresa Zugliani Toniato; Conceição Rodrigues de Lima; Adriano Peres Ribeiro
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1676-06032009000300025&script=sci_arttext
“ASPECTOS BOTÂNICOS COMO SUBSÍDIO PARA A INTERPRETAÇÃO AMBIENTAL NA TRILHA DO JERIVÁ: ESTAÇÃO ECOLÓGICA DE PARANAPANEMA”, de Roque CIELO-FILHO; Silvana Cristina Pereira Muniz de SOUZA; Conceição Rodrigues de LIMA; João Batista BAITELLO; Osny Tadeu de AGUIAR; João Aurélio PASTORE
http://www.iflorestal.sp.gov.br/publicacoes/serie_registros/IFSR41/P.%2019-34.pdf
Prefeitura da Estância Turística de Paranapanema
http://www.paranapanema.sp.gov.br/portal/?page_id=454
Instituto Florestal do Estado de São Paulo